quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Vaso Sanitário, a Maravilha Moderna



O que seria de nós nos dias atuais sem está maravilha moderna. Acredito que por ser tão comum e ignorado nem nos damos conta da sua real importância na nossa história recente. Não falo apenas pelo aspecto estético mais principalmente pela qualidade devida.
Por ser tão comum nós nem notamos. Mais sem ele certamente não seriamos como somos hoje.
Ai vem a pergunta: Você sabe como tudo começou? Como eu também não sei, claro, fui aqui na INTERNET, fiz algumas pesquisas e resolvi colocar nesta postagem. Você pode mandar sua opnião, sugestão ou até mesmo criticar. Tudo é valido. 


Assim eram os sanitários na ROMA ANTIGA. 
Por ser uma estrutura milena posso dizer eles estavam anos luz evoluidos.


A estrutura de funcionamento do vaso sanitário como usamos hoje foi inventada em 1596
Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/tecnologia-vasos-sanitarios/

Inicialmente, ele foi desenhado para a Rainha Elizabeth por John Harrington. A cerâmica e seu botão-de-mandar-tudo-embora só se popularizou por volta de 1880, com a fábrica de manufatura de Thomas Crapper. Apesar de já termos evoluído
bastante, considerando que antes as necessidades eram feitas em buracos no chão, ainda estamos utilizando um mecanismo que foi popularizado há mais ou menos 130 anos.

Nos últimos 130 anos muita coisa mudou mais o funcionamento do vaso sanitário continua praticamente o mesmo.

Embora simples e de extrema importância, até bem pouco tempo ter um vaso certamente era um privilégio para poucos.
Aqui no Brasil, segundo uma pesquisa do IBGE de 2012, mais de 70% dos municipios não têm política de saneamento básico.


28/5/2014 às 15h23 (Atualizado em 28/5/2014 às 16h17)

A cada 2 minutos uma criança morre por falta de banheiros, alerta ONU

Atualmente, 15% da população mundial se vê obrigada a defecar ao ar livre

A cada dois minutos e meio uma criança morre no mundo devido aos problemas de saúde pública gerados pela falta de banheiros, o que obriga milhões de pessoas a defecarem ao ar livre, alertou nesta quarta-feira (28) o subsecretário-geral das Nações Unidas, Jan Eliasson.
A falta de banheiros às vezes não é percebida como um problema, mas tem um "terrível impacto na saúde", acrescentou Eliasson no lançamento na sede das Nações Unidas de uma campanha sanitária para que o mundo todo tenha e use esse tipo de instalação.
Leia a reportagem completa - CLIQUE AQUI 


Estamos em pleno Século XXI, na era da globalização, das viagens espacias e até contatos extraterrestes... mais tudo isso ainda não suficiente para garantirmos o mínimo à grande maioria da população.

Gostaria de ter uma resposta que realmente me convencesse de que tudo isso não passa apenas de um equívoco da história. De que não há interesses obscuros que sempre se beneficiam de toda essa SUJEIRA.

Para quem não sabe, no dia 19 de novembro comemora-se o Dia do Vaso Sanitário.

Origem do Dia Mundial do Vaso Sanitário

Dia Mundial do Vaso Sanitário foi oficializado pela Organização das Nações Unidas - ONU em julho de 2003, realizando, desde então, atividades e discussões que conscientizem os governos de todos os países sobre a importância de assegurar um saneamento adequado para toda a população. 
Quem teve a ideia de decretar o Dia Mundial do Vaso Sanitário em 19 de Novembro e apresentou a proposta para a ONU foi Cingapura, que enfrenta grandes problemas nesta questão. 

Enquanto as coisas não melhoram, é melhor esperarmos sentado.

Participe do nosso BLOG.
Deixe seu comentário.
Sugira novas postagens.

Acesse nosso site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário